segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tempo e espaço

CIDADE E CULTURA : O FLUIR DO TEMPO

Este trabalho aborda as vivências de alunos dos 6 ao 9 ano ,da escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, localizada no bairro do Coophema, na região do Coxipó da Ponte ,na cidade de Cuiabá.
Partindo de questionários como recursos metodológicos para a conformação de base de dados consistentes.
Inicialmente,os alunos apresentam muitas dificuldades ,queriam consultar dicionários,não permitir, buscava ,assim, um posicionamento pessoal dos mesmos. Para resolver essa problemática subdividir o conceito de tempo em :passado,presente e futuro.Num segundo momento, questionei os termos antigos, modernos,cidade e em duas turmas a respeito da chegada do trem em Cuiabá. Entretanto, para analisar essas definições, o elo de ligações será o tempo que cria,coisas novas,modifica,destrói, consolida tradições,traz a vida, prenuncia a morte da matéria e exalta a força da natureza e do homem.

CONTEXTO DO OBJETO PESQUISADO
Cuiabá,cidade do Estado de Mato Grosso,situada na região Centro Oeste, com quase três séculos de existência como qualquer aglomerado urbano sofre as conseqüências da expansão da frente pioneira.
Mato Grosso,apresentou entre as décadas de 70 e 80,uma taxa de crescimento populacional de 6,6% superando vários Estados. Ao iniciar, os anos 80, o processo imigratório para a região refletiu os investimentos de capitais nos diversos setores da economia cuiabana,ampliando os leques das necessidades dos cuiabanos(Freire,1992:58) .
Nessa época surgiram os conjuntos de classe média,tais como ,jardim Cuiabá,Morada do Sol, Coophema e Coophamil financiados pelo SFH(Sistema Fiananceiro de Habitação) em conjunto com o Banco Mundial,intermediadores de empresas privadas (Freire,1992) .

Devido esse processo de imigração houve a necessidade de investir em infra-estrutura,principalmente,no setor habitacional,não havia moradias suficientes e os aluguéis eram de alto custo.
Na segunda metade da década de 70,é criada a cooperativa habitacional dos empregados em Estabelecimentos Bancários de Mato Grosso, que conseguiu financiar a construção do Conjunto Habitacional Coophema pelo BNH para seus trabalhadores.
O bairro possui uma população de 1373 habitantes,382 domicílios,sendo 354 ocupadas .Além de abrigar militares do alto escalão da polícia militar e do exército,funcionários públicos,ex-secretários de governo,empresários,profissionais liberais,hoje é o reduto de artistas plásticos e pessoas ligadas a cultura. A figura mais ilustre do bairro é o premiado escritor , Ricardo Guilherme Dicke.Após a sua criação houve a necessidade de atender os filhos dos bancários,assim, em 02/01/1982,foi criada a escola estadual Hermelinda de Figueiredo,com 4 salas,para a antiga pré-escola.Em 1996,a escola aderiu ao processo de gestão democrática de Ensino Público,implantando gradativamente o CBA e atualmente,oferece o Ensino Fundamental completo. Nesta escola,leciono a disciplina de história de 6 ao 9 ano e aonde desenvolvi o meu trabalho.

CONTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO

Todos os seres vivos experimentam mudanças ambientais ,segundo padrões periódicos que foram criados pela mecânica interna do sistema solar,movendo em torno de um eixo. Para as criaturas da terra, esses processos se manifestam em eternas sequencias ordenadas e caso, ocorra uma mudança, os seres vivos devem adaptar-se a elas. (Szamosi,1986:1-18) desenvolvendo um mecanismo fisiológico interno para regular o comportamento temporal do organismo.

As criaturas adaptaram se ao espaço passiva ou ativamente. As passivas como as plantas esperavam que a comida venham até elas e movem apenas suas sementes e esporos pelo espaços. As ativas como a maioria dos animais vão tentar encontrar o que precisam para sobreviver(Szamosi,1982:20-25) .
A exploração efetivamente do espaço começou com a evolução dos sentidos de longo alcance pelos mamíferos,ou seja, visão,audição,olfato e celebro. Este último criou modelos congênitos internos de acordo com o mundo real para o tempo ,espaço e objetos do homem.(Szamosi,1986:35-40).
Os homens não apenas perceberam objetos no espaço e tempo,mais criaram símbolos para os objetos,espaço e tempo. Uma vez que os símbolos são criados por culturas humanas específicas,diferentes civilizações construíram diferentes cosmologias simbólicas e assim, descrevem o mundo segundo a estruturas de tempos e espaços simbólicos diferentes.(Szamosi,1986:45-48).
Nas cosmologias mitológicas primitivas,o tempo e o espaço era conceitos generalizados,independentes, dotados de significado simbólico concreto,determinado pelos ritmos da natureza e o espaço onde terminava aonde terminava o interesse da comunidade.
A partir do século XVII, com o nascimento das ciências experimentais que descreviam o mundo em tempo e espaço com símbolos numéricos matemáticos e admitiam que esses números podiam ser determinados por experimentação e observação. O método experimental .como ficou conhecido, era baseado na idéia de que os sentidos humanos, usados são capazes de obter informações confiáveis do mundo exterior e a linguagem e a matemática podem ser usadas para formular leis gerais para o tempo e o espaço simbólicos.
Mas essa idéia propriamente dita surgiu não nas ciências ,mas nas artes.Quatro séculos antes do nascimento do método experimental em física, a música polifônica evoluiu na Europa Ocidental e trouxe o sistema de notação para os ritmos musicais. Esse sistema tornou possível as primeiras medidas de tempo simbólico precisas na história baseada, em números e independente do ambiente.(Szamosi,1986:91-113) .
As artes visuais, foram instrumento para a descoberta de leis capazes de descrever s percepção do espaço. Na Renascença italiana aplicaram as leis da geometria , as leis da visão o que permitiu a visão humana obedecer leis matemáticas exatas em sua percepção do tempo e das propriedades espaciais.
O início do século XX, ocorreu a unificação do espaço com o tempo na teoria da Relatividade de Einstein. Esse trabalho marcou um longo período de descobertas físicas e astronômicas todas relacionadas a estrutura de tempo e espaço. Atualmente,alguns pesquisadores estão trabalhando na suposição de que há sete dimensões extras,assim, o mundo real teria 11 dimensões,quatro delas extensas ,três espaciais e uma dimensão de nosso mundo normal,e sete enroladas e tem apenas extensões espaciais e um temporal e todas num mesmo plano de igualdade. A turbulência inicial poderia ter feito três dimensões espaciais se expandirem e se encolhendo .(Szamosi,1986:236-252) .

A PESQUISA : TEMPO E ESPAÇO
Amparados nas preposições da Antropologia Interpretativa de Geertz(1978:13) procuro desenrolar os diversos fios da construção dos conceitos : tempo.antigo.moderno,cidade,a chegada do trem à Cuiabá e as representações elaboradas pelos discentes no processo de ensino e aprendizagem e no cotidiano social.
Vivemos em uma sociedade de que o aprendizado da noção de tempo/espaço inicia-se na família com a chamada socialização primária onde o indivíduo desenvolve os sentidos,emoções e aprendem as primeiras normas sociais . Posteriormente, na socialização secundária,principalmente, tendo apoio operacional da escola vai incorporando a ideologia do grupo dominante (Berger e Luckmam,1998:173) .
Elias(1998:15) reafirma essa idéia ao ressaltar que o “ indivíduo ao crescer,aprende a interpretar os sinais temporais usados em sua sociedade e orienta sua conduta em função deles “.
Nesse processo de socialização,os indivíduos aprendem reconhecer o fluir do tempo de acordo com suas necessidades biológicas,envelhecendo ao olhar-se no espalho e ver as suas primeiras rugas,deformação na pele e fragilização dos órgão e nas mudanças dos primeiros ponteiros dos relógios e calendários.
Durante o convívio familiar participaram de festas comemorativas de aniversários,apreendem a celebrar a passagem do tempo incorporando ao seu inconsciente que deve respeitar os feriados santos instituídos pela igreja católicas e as datas cívicas que datam os marcos mais importantes da nossa sociedade.
Na escola através das disciplinas desenvolvem competências que situam a construção da sociedade humana na relação tempo/espaço e estabelecem datação para fatos estudados .Também, convivem com a periodização da vida escolar, produtiva,nascimento e morte civil.
Neste contexto, os alunos pesquisados compreendem que a “ história da humanidade é dividida em eras, que o tempo é muito importante para as pessoas, visto que sem o tempo o ser humano não cresce,não resolve problemas e estabelece um espaço grande para você fazer o que quiser”.(Conforme questionários aplicados ).
Os alunos percebem que o indivíduo necessita do tempo para realizar suas atividades,seja, produtivas,sociais ou aspirações pessoais.Essa temporalidade é reconhecida pelos discentes como algo realizado pelos relógios através das horas e pelos calendários que transformam dias em semanas,meses,anos,décadas e milênios. Tanto os relógios como os calendários demarcam “coisas que vão e ficam,passam,ocorreram,está ocorrendo,vai acontecer,virá,representam a noção de passado,presente e futuro.(conforme questionários aplicados ).
Segundo Elias (1998:40) os relógios “não são outra coisa senão contínuos evolutivos,processos físicos dotados de um desenrolar contínuo,elaborados pelo homem
E padronizados em algumas sociedades para servir de referência e escala de medida a outros processos de caráter social ou físico”.
Compreendem que a origem do mundo,dos seres vivos e universo envolvem a dimensão do tempo: “tudo é tempo, que ele é infinito,nunca acaba, que o homem criou para marcar o que acontece,faz parte da cultura humana,enfim,somos o tempo, é um momento da vida,é algo que não percebemos,mas sentimos o passar do tempo,sem poder voltar atrás”.(Conforme entrevistas com os alunos).
Ao esboçarem a definição do conceito de passado a maioria dos alunos ressaltaram que “ já ficou para trás,já fez,aconteceu,passou.outros acreditam que o passado está relacionado com o relógio,horas que não voltam mais,já vivemos.” Uma minoria, relaciona esse conceito ao seu cotidiano: ‘ uma carta que recebeu,morte da mãe,máquina de escrever,carro,história que os avós contavam e relembram a sua infância.(Conforme entrevista com os alunos).
Muitos trazem em seus inconscientes a relação mais íntima com a natureza dos nossos antepassados ao comparar o tempo a uma semente(passado),a uma muda de uma planta(presente) e uma árvore adulta(futuro) .Outros, a gestação de uma mulher onde o ser humano passaria pela fase de bebê,criança,adolescência e idade adulta.
A dependência do homem da natureza é retomada no momento que os discentes define o tempo relacionando-o as mudanças climáticas :geada,enchente,ventania,ciclone como elementos que estão presente no nosso cotidiano e modifica a vida na terra.
Hoje encontramos nos pulsos das pessoas,em celulares,rádios relógios,computadores,enfim, em objetos utilizados pelo homem do século XXI.Essa presença é sentida quando parcela dos alunos, define o tempo como “ do relógio,horas que passam,relógios que marcam a nossa vida e o representam desenhando o relógio em diversos modelos.
O tempo é classificado pelos alunos tomando por base : o tempo do relógio,biológico,a noção de passado,presente e futuro,o acontecer das coisas ,das pessoas e do universo.
O conceito de antigo é definido pelos alunos como “ALGO QUE PASSOU,QUE NÃO VOLTA MAIS,OBJETOS antigos(roupas velhas,carros,televisão,celulares da moda,de uma época que fica apenas na lembrança.sem utilidade,ou seja,tijolão ) fora quando era usado,era moderno,não existe mais,não deve ser lembrado”.
O moderno como “ o que as pessoas usam hoje,cheio de tecnologia,objeto que acabou de ser lançado,coisa nova,bonita,que a pessoa hoje usa,pessoa bem sucedida tem,todo mundo usa”.
Analisando os termos antigos/modernos Le Goff (1996:185) distingue três tipos de modernização: a equilibrada, conflitual e por tentativa.
Na sociedade brasileira, existem uma população de miserável que preocupa-se com sua necessidade imediata,com o momento presente,não interessa para eles a conservação da memória ou do antigo. O que impera é a modernização conflitual, os governantes elaboram leis que estenderam a idade produtiva das pessoas,mas menos qualificadas,após os quarenta anos são vistas como incapazes para o trabalho.De outro lado, tratam as pessoas da terceira idade como “roupa velha,que passou a época.O bom é o jovem, que é atual,sabe trabalhar com a tecnologia,tem uma aparência física bonita,veste-se na moda e é educado nos padrões atuais.
O fundamental é que ocorra uma modernização equilibrada,onde a memória dos antigos e novas gerações possam contribuírem com a troca de experiências para o aprimoramento humano.
O homem acompanha o fluir do tempo observando o envelhecimento das pessoas,as modificações que ocorrem na cultura de um povo ,a modernização tecnológica,no nascer,morrer do cidadão e no crescimento das cidades.
A cidade segundo Le Gooff(1996:29) teria várias funções de troca,informação,vida cultural e de poder.Na definição dos alunos a cidade é um lugar que vive a “população urbana,onde moramos,um espaço com ruas,avenidas,lojas modernas,bares,tecnologia e distante das florestas,lugar para conhecer-se e divertir,onde as pessoas vão ao supermercados e sentem bem por estar com outras pessoas,é uma lembrança da nossa história,onde nascemos,festejamos e fazermos amigos”.
Notamos que essas definições estão presentes as funções de troca,realizadas em lojas modernas,bares,supermercados,as informações aparecem em bares,uso da tecnologia,na socialização. A função cultural no contato entre as pessoas,festividades,bares,nas lembranças das pessoas. O de poder quando afirmam “ que ficam dentro de um Estado,capital do Estado,mora o cidadão,tem prefeito,tem leis e ordem”.
Representam o tempo como “relógio,o tempo na escola,infância vivida,participação em jogo de futebol,um calendário,horas que passam,existem um tempo em tudo,corresponde a vida das pessoas “.
O passado é relacionado com a infância,o que já passou,aconteceu. O presente,a adolescência,brincadeiras que participou,sua presença na escola,na família,jogando bola,passar na faculdade,ser aprovado para a próxima série,sonhar com luxo. O futuro, “com ele adulto,a presença da mãe ,concluindo os estudos,futura casa e constituindo família,a presença intensa da tecnologia,máquinas modernas como carros e discos voadores,trem bala e acreditam que todo mundo serão amigos”.

CONCLUSÃO :
A consciência do homem enquanto ser único e mortal foi construída através da contribuição criadora de nossos antepassados.Como representa da família dos mamíferos desenvolveu os sentidos de longo alcance (visão,audição.olfato e celebro) e com o desenvolvimento do homem seja fisicamente e culturalmente,as sociedades humana e o próprio homem criou símbolos que representa a noção de tempo/espaço de acordo com o estágio desses indivíduos em suas sociedades.
O trabalho desenvolvidos com os alunos permitiu perceber os definem e constroem a noção de tempo e espaço.

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